top of page

AGINCOURT

Atualizado: 16 de set. de 2020

A Batalha de Agincourt foi decisiva para a Guerra dos Cem Anos. Ocorreu em 25 de outubro de 1415 no norte da França, e resultou em uma das maiores vitórias inglesas. O local fica perto de Artois, 40 km ao sul de Calais, no norte da França. Segundo relatos da época, Henrique V liderou pessoalmente suas tropas e teria participado dos combates corpo-a-corpo. O arco longo inglês (English longbow), também chamado de arco longo galês (Welsh longbow), foi um poderoso tipo de arma medieval, de 1,8 m a 2 m de comprimento, usado tanto para a caça quanto para a guerra. Os arqueiros ingleses, em um período em que a Inglaterra era Católica, foram decisivos para a vitória e vestiam túnicas muito semelhantes às templárias. Nesse ano era Papa Gregório XII, que adotou a hóstia como elemento da missa em lugar do pão, e restringiu o uso do cálice de vinho ao sacerdote, e que nesse mesmo ano (1415) anunciou a renúncia do cargo para encerrar uma disputa com um candidato rival à Cátedra de São Pedro, fato que somente se repetiria em 2013 com o papa Bento XVI.

Segundo uma lenda ou invenção muito posterior, os franceses se gabavam de sua superioridade numérica e ameaçavam os arqueiros de cortar o seu dedo médio, fundamental para armar o arco, mostrando o seu levantado; quando os franceses foram feitos prisioneiros, os ingleses mostraram os seus intactos e esse gesto deu origem ao gesto obsceno de "mostrar o dedo" de hoje em dia. Também segundo uma lenda a reivindicação da França por Henrique V resultou de uma maldição templária. Em 1307 o Rei Felipe IV (O Belo) da França confiscou as propriedades da Ordem na França e torturou e matou seus membros. Quando o Grão-Mestre Jacques De Molay preparava-se para morrer, amaldiçoou o Rei e seus descendentes, dizendo que ele também morreria dentro de um ano. Oito meses depois Felipe morreu em um acidente de caça. Dois anos após seu filho Louis X morreu durante um jogo de tênis, aos 26 anos, e seu filho João I, nascido 5 meses depois, viveu apenas 5 dias, e nos 12 anos seguintes todos os descendentes masculinos diretos de Felipe também morreram. Os mais próximos na linha do trono eram Joana, filha de Louis e Joana de Navarra, e Eduardo III da Inglaterra, neto de Felipe por parte de mãe. Ocorre que Inglaterra e Navarra eram inaceitáveis, o que levou à coroação de Felipe de Valois, primo do último Rei da Inglaterra Charles IV. Eduardo III, contrariado, contestou a sucessão, e iniciou a chamada Guerra dos Cem anos entre Inglaterra e França.


Segundo relatos da época, Henrique V liderou pessoalmente suas tropas na batalha e teria participado dos combates corpo-a-corpo, e ao final, em ação de graças, determinou que todos cantassem o hino templário NON NOBIS, como mostra a cena final do Filme Henrique V, com o ator Kenneth Charles Branagh no papel principal. A Inglaterra romperia com a Santa Sé um século depois, em 1534, durante o reinado de Henrique VIII.



26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

IN SERBIA

ORDO TEMPLI II

Exemplar nº 2 da Revista Ordo Templi, oficial da OSMTH - MM

ORDO TEMPLI I

Exemplar nº 1 da Revista Ordo Templi, oficial da OSMTH - MM.

Post: Blog2 Post
bottom of page